Pesquisar este blog

Translate

1.2.12

Imagens Manuais x Imagens Digitais


O ato de projetar/elaborar uma edificação, vem não só da paisagem esperada, mas também da sua funcionalidade, as quais juntas devem caminhar. Para isso, atualmente os arquitetos vem modificando seus meios de produção projetual, que antes partia de desenhos feitos a mão, saindo de papel vegetal e tinta nanquim para computadores potentes que gerem imagens imitando a realidade.


Imagens Manuais

As imagens elaboradas a mão - plantas baixas, cortes, fachadas e perspectivas - possuem uma característica unica, o traço do desenhista. O traço do projetista é a marca, é a personalidade do criador daquela imagem que é posta a mostra para o cliente.


Imagens retiradas da internet - google.com.

 Saindo da idéia para o papel, utilizando ferramentas para auxílio em desenho técnico - réguas, esquadros...- o projeto a mão requer prática, paciência e aprendizagem de técnicas específicas para o que se pretende chegar com aquela imagem. Perspectivas a mão, são trabalhosas, necessitam de longo tempo para execução e a prática com os materiais a serem utilizados para pintura artística. Saindo do esboço, para o projeto preliminar, a pintura é necessária para a visualização da proposta. 

Imagem feita com nanquim e marcador hidracor
pintura feita com nanquim e marcador hidralor



A imitação da realidade com desenhos manuais pode ser atingida, como pintura em tela, em diversos tipos de papel, com diversas técnicas, quase se igualando a uma fotografia.

pintura a tinta a óleo


As imagens digitais - em computador - possuem uma característica diferenciada das feitas a mão: a capacidade de finalizar e acabar uma imagem ao ponto de ser equiparada com a realidade. A facilidade de se conseguir atingir essa "imagem real" com as ferramentas computadorizadas faz com que o desenho manual perca espaço dentro da área arquitetônica. A rapidez e eficácia de se elaborar imagens digitais atingiu um nível tão elevado, que hoje várias imagens podem ser confundidas quando observada sua representação gráfica. 



Imagem computadorizada





Não se sabe mais quando a imagem é a nanquim e hidracor, ou quando é uma fotografia da paisagem real. 
Saindo da idéia para o computador, o utilizando como unica ferramenta para o desenho técnico, o projetista necessita de prática, paciência e aprendizagem de técnicas específicas para elaborar e finalizar uma imagem. Perspectivas feitas em computador são trabalhosas, necessitam de muito tempo dedicado a aprendizagem de programas computacionais de modelação em 3D, edição de imagens e ferramentas que auxiliem na execução do desenho.
O nível de esboço para projeto preliminar  não é tão diferenciado quanto o desenho feito a mão, pois já há um avanço na execução do desenho desde seu princípio. 

Imagem elaborada no programa computacional 3D max da Autodesk

Imagem elaborada no programa computacional 3D max da Autodesk

A escolha da representação gráfica vai de acordo com o gosto do cliente.


Palavras-chave: imagens digitais; imagens manuais; perpectivas; pintura; rendererização; rendering; representação gráfica.
Imagem retirada do site 
http://www.computerarts.com.br/upload/galeria/10/101d7afdcf24de7b533fc8288b2b4b4815290.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que se passa:

https://www.facebook.com/S3ArquiteturaEPlanejamento